Messenger - 2. Componentes principais do bot do Messenger

2. Componentes principais do bot do Messenger

No Messenger, seu bot pode usar diferentes componentes para criar uma conversa interativa e dinâmica. Por exemplo:

  • Texto: mensagens simples.

  • Imagem: fotos, banners ou produtos.

  • Botões: direcionam para outro fluxo, link externo, ligação ou resposta rápida.

  • Menu persistente: aquele menu fixo que fica sempre visível na conversa.

  • Respostas rápidas: sugestões que o usuário pode clicar para seguir na conversa.

Com esses elementos, você constrói experiências fluidas, profissionais e que conduzem o usuário exatamente para onde você quer.

Depois de conectar sua página do Facebook na plataforma da IfChat, você já pode começar a criar seu bot para o Messenger.

Para começar, existem três configurações básicas obrigatórias que todo bot precisa ter:

  1. Mensagem de Saudação

  2. Mensagem de Boas-Vindas

  3. Quebra-Gelos

Essas são as primeiras mensagens que seu público verá quando interagir com seu bot.
Por isso, elas precisam ser claras, objetivas e personalizadas — assim, seus clientes entendem rapidamente sobre o que é sua página e como seu bot pode ajudá-los.

Configurações essenciais do seu bot no Messenger:

Mensagem de Saudação

  • É aquela mensagem que aparece antes mesmo de abrir o chat, na janela de pré-visualização.

  • Serve para dar boas-vindas, explicar quem você é e motivar o usuário a clicar no botão “Começar” (Get Started).

  • Exemplo: “Olá! Bem-vindo(a) à [Nome da sua empresa]. Clique em começar para saber como podemos te ajudar!”

Mensagem de Boas-Vindas

  • É a primeira mensagem que o bot envia quando o usuário clica em “Começar”.

  • Aqui você explica rapidamente o que o bot faz, quais opções o usuário tem, e como ele pode navegar.


Ice Breakers – Quebra-Gelos

  • São perguntas rápidas que aparecem como botões assim que alguém abre sua DM, antes de digitar qualquer coisa.

  • Servem como atalhos para as principais dúvidas ou ações, como:

    • “Ver catálogo”

    • “Falar com atendimento”

    • “Quais são os horários?”


Outras configurações importantes para seu bot no Messenger:

Menu Persistente

  • É como o menu fixo do seu site, mas dentro do chat.

  • Fica sempre visível no canto inferior, permitindo que o usuário navegue por opções como:

    • Início,

    • Falar com atendente,

    • Ver produtos,

    • Ajuda, etc.


Resposta Padrão

  • É a mensagem que o bot envia quando não entende o que a pessoa digitou.

  • Serve para manter a conversa natural, humanizada e não deixar o usuário sem resposta.


Resumo:

Configure esses elementos com atenção.
Eles são responsáveis pela primeira impressão que seu público terá do seu bot e da sua marca.
Uma configuração bem feita torna seu atendimento mais leve, divertido, eficiente e profissional.