Whatsapp - 3. Como obter a localização do usuário no WhatsApp, Viber e Telegram

3. Como obter a localização do usuário no WhatsApp, Viber e Telegram

Você pode pedir que o usuário envie a localização dele diretamente pela conversa.

Como fazer:

  1. Crie um fluxo com um bloco de entrada de localização.

  2. O bot vai solicitar a localização ao usuário.

  3. Quando o usuário compartilhar, o bot pode usar essa informação para:

    • Mostrar lojas ou serviços próximos.

    • Calcular frete.

    • Personalizar a resposta com base na região.

Essa função funciona de forma parecida também no Viber e no Telegram.


Como solicitar e obter a localização do cliente – IfChat

A IfChat oferece uma ferramenta prática que permite que você solicite e capture a localização dos seus clientes de forma automática, diretamente pelo:

  • WhatsApp

  • Instagram (via Messenger)

  • Viber

  • Telegram

Isso é muito útil em diferentes momentos da jornada, como:

  • Calcular frete,

  • Localizar a loja mais próxima,

  • Oferecer serviços por região,

  • Ou até para personalizar o atendimento.

Passo a passo para solicitar a localização

  1. No seu fluxo, adicione o bloco “Obter Dados do Usuário”.

  2. Escolha a opção para solicitar localização.

  3. Quando o usuário compartilhar, a plataforma salva automaticamente todos os dados geográficos no campo personalizado que você definir.

Quais dados você recebe?

  • Latitude e longitude da última localização compartilhada.

  • Dados completos de localização ficam salvos no campo personalizado escolhido no fluxo.

Variáveis rápidas que você pode usar:

  • {{last_latitude}} → Latitude da última localização compartilhada.

  • {{last_longitude}} → Longitude da última localização compartilhada.

Link direto para abrir no Google Maps

Você pode gerar um link que leva direto para o ponto no mapa. Use este formato:

Observação: Esse link funciona com base na última localização que o usuário compartilhou.

Essa funcionalidade é extremamente útil para negócios que trabalham com:

  • Entregas,

  • Atendimentos locais,

  • Serviços presenciais,

  • Ou qualquer operação que dependa da localização do cliente.